quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Você já doou sangue hoje?

Muitas pessoas estão em hospitais esperando um gesto de solidariedade. Um gesto que por muitas vezes não é feito por falta de informação. Doar sangue é um ato que pode salvar muitas vidas. No Rio de Janeiro a entidade pública que recebe as doações é o Hemorio. Diariamente cerca de 350 a 400 pessoas vão até lá para doar sangue, sendo que a média ideal de doadores é de 600 pessoas.

O maior receio das pessoas que pensam em doar sangue é a contaminação. Essa possibilidade é impossível de acontecer, já que os materiais são descartáveis. A pessoa que doa sangue não sofre nenhuma seqüela - isso se estiver dentro das normas pré-estabelecidas para se ser um doador. O único cuidado que se deve ter é o de beber bastante líquido para que o sangue vá se repondo.

Ao chegar ao local da doação com um documento oficial com foto, o doador é cadastrado e recebe um questionário. A sua sinceridade e comprometimento
ao responder este questionário são fundamentais, pois é com ele que os profissionais irão avaliar se você pode ou não doar seu sangue, se seu sangue estiver com algum problema ele poderá ser passado para a pessoa que irá receber o sangue. Ajude, não prejudique.

Depois, o doador é encaminhado para uma entrevista em um local onde sua privacidade e o sigilo das informações serão garantidos e é examinado por um profissional de saúde. Esta etapa se chama Triagem Clínica. O profissional verifica as respostas do questionário e avalia se há algum risco de transmissão de doenças pelo sangue.

A última fase da doação é a coleta do sangue, que
dura em média cerca de 10 minutos. São coletados por volta de 450ml de sangue. Concluída a coleta, o doador recebe um lanche e informações sobre cuidados básicos que devem ser tomados após a doação.

Os homens podem doar sangue de 2 em 2 meses, até 4 vezes por ano e as mulheres podem doar sangue de 3 em 3 meses, até 3 vezes ao ano.

Ao doar sangue o dia de trabalho é abonado, ou
seja, o doador não precisa trabalhar no dia em que doou sangue. Este direito é garantido por lei. Dependendo da profissão, o doador pode abrir mão deste direito, já que a doação não irá lhe trazer risco algum. A pessoas que trabalham usando força física se recomenda que usufruam da lei.


Hemorio


O Hemorio é um banco de sangue que abastece cerca de 200 hospitais federais, estaduais e municipais no estado do Rio de Janeiro, são hospitais, emergências, maternidades, enfim, qualquer lugar que posso precisar de sangue. Eles tam
bém fornecem sangue para hospitais particulares em casos de emergência, já que estes têm seus próprios bancos de sangue.

Todos os tipos de sangue são importantes para o Hemorio, porém há uma necessidade maior que se doem sangues do tipo O+ (O positivo) e O- (O negativo).


O Endereço do Hemorio é rua Frei Caneca, 8 - Centro - Rio de Janeiro/RJ. O site é www.hemorio.rj.gov.br . O telefone para contato é (2
1) 2242-6080. Eles possuem uma linha chamada de disque-sangue que é gratuito o número é: 0800-2820708.



Para doar sangue você deve:

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
- Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (fonte: www.aids.gov.br - prevenção) , tais como:
- Permanência em prisões;
- Usuários de drogas injetáveis;
- Profissionais do sexo;
- Homens que fizeram sexo com outro(s) homem(ns).


Você não pode doar sangue provisoriamente se houver:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: impedimento de 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias e prazos de impedimento:
- Extração dentária 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses.
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses.
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação.
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
- Ter tido parceiro sexual exposto a situação de risco para AIDS: impedimento por 10 anos


Você não pode doar sangue definitivamente se tiver:

- Hepatite B - soropositvo para o vírus da hepatite B (HbsAg e/ou anti-HBc)
- Hepatite C - soropositivo para o anti-HCV
- HIV- soropositivo para o anti-HIV
- Doença de Chagas
- Sífilis - soropositivo para marcadores da sífilis
- HTLV - soropositivo para HTLV I/II
- Alcoolismo crônico

Nenhum comentário: