segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

XVII Festival de Hardcore de São Paulo é do Confronto


Há 10 anos acontece o Festival de Hardcore de São Paulo. São dois dias de punk-hardcore-metal que agitam a galera hardcore de vários estados brasileiros. Um bom local para reencontrar os amigos do rock espalhados pelo país afora.
Este ano estive presente no primeiro dia de show. Vi os shows das bandas Red Dons, dos Estados Unidos; I Shot Cyrus, em seu show de despedida e o Confronto. Para o dia, todos os ingressos haviam sido vendidos antecipadamente. De acordo com a organização havia no local mais de mil pessoas entre público, bandas, convidados e organização.
O Red Dons veio de Portland, toca um punk rock bonitinho e bem trabalhado. Os músicos subiramm no palco vestidos, digamos, meio que Strokes. O show foi bom, mas não gosto muito da banda. Já havia assistido ao show deles no Rio de Janeiro. São bons músicos, mas o poder de criação um pouco limitado. As músicas são muito parecidas. Porém, parece que o púbico discordou de mim e fez a festa no show com muito pogo.
Na sequência, uma palestra que não me interessou muito. Fui trocar idéia com os amigos e esperar pelo show do I Shot Cyrus. Foi o último show depois de 11 anos de estrada. Muita gente foi para vê-los e tentar descobrir quem matou Cyrus. Saíram de lá sem a resposta. Mas com a certeza de que valeu a pena conferir o show. Enquanto os membros da banda arrumavam seus instrumentos as pessoas iam se aglomerando na frente do palco.
Tudo pronto, acordes soando e a porrada em cima do palco começou, na frente dele também. As pessoas correram para o mosh e circle pit, parecia uma mar de gente indo para frente. Foram feitos muitos agradecimentos, pessoas pedindo para a banda não acabar e muitas loucuras nos stage dives. Pessoas subiam em cima dos PA's e se jogavam no pessoal do gargarejo. A banda fez um set list especial. Abriram um tópico em sua comunidade do Orkut e escolheram as músicas mais votadas.
Durante o show, membros de outras bandas que começaram junto com o Cyrus e fizeram muitas gig's juntos, fizeram participações. O palco toda hora era invadido e em certos momentos era impossível ver algum integrante da banda no palco, devido a quantidade de pessoas que estavam por lá.
Quando o show terminou, pensei comigo. Vai ser difícil o Confronto fazer um show mais energético que esse. Pois é, me enganei. Em pouco tempo tudo pronto e a luz do galpão foi apagada. Microfonia da guitarra e barulho de pratos. O vocalista, Chehuan, gritou: "Confronto 2009. Dez anos. Sactuarim! Vamos ae Jabaquara!" Os presentes começaram a gritar. Logo já tocaram o hit do novo álbum, Sanctuarim das Almas, que foi cantado em coro. E assim foi em todas as músicas.
Da parte do público, fora toda a insanidade, muitos rostos sangrando, alguns braços e ombros quebrados e deslocamentos. Posso dizer que a integração do público com a banda foi o dobro, o triplo; ou sabe-se lá que classificação numérica pode se dar para aquilo; do show do Cyrus.
Nunca tinha assistido show do Confronto na Terra da Garoa. Sempre me falaram que beira o absurdo. Neste dia pude comprovar isso e constatar que em São Paulo, no Jabaquara, Confronto é Rei! Dia 25 de abril a banda vai gravar seu primeiro dvd no mesmo local, e não poderia haver lugar melhor e com o público mais afinado. 2009, pelo que tudo parece, vai ser deles.

Foto I S Hot Cyrus por DAIGO OLIVA: http://www.flickr.com/photos/daigooliva

Foto Confronto por MAURÍCIO SANTANA: http://www.flickr.com/photos/tuxhc/



8 comentários:

Bolinho disse...

"muitos rostos sangrando, alguns braços e ombros quebrados e deslocamentos"...quero ver o Confronto em SP não...

:)

abraço

Andréa Ariani disse...

Ficou lindo texto
adorei =)
vai circular la na terrinha agora.

bjo lindo

Mila disse...

A propósito do post anterior do Obama, eu gosto dele, me rendi mesmo, mas o que me preocupa é que Obama é pop, então me dá medo pq ele é ser humano e em alguma hora vai fazer algo de errado e a imprensa... vai cair em cima dele! Um beijo!

Agatha Alvarenga disse...

confronto como sempre: REPRESENTA!

Mariana Gomes disse...

xuxu, no próximo rock desses você me leva na malinha neah
xD

imagino como deve ter sido FODA :D

bjos

Anônimo disse...

Por mais que o show do Confronto tenha sido mais energético e intenso, eu curti muito mais o I Shot Cyrus, achei mais insano :)

rodrigo martinz disse...

cada show do confronto emsao paulo. a insanidade aumenta! fiquei bolado! o texto ficou foda hein neguin.. parabens!

rodrigo martinz disse...

bezerra aê em cima!