quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ao lado do Líbano

Dez de janeiro. O dia começou difícil, todo mundo sonolento. E olha que tivemos tempo para descansar. Nossa primeira parada foi em Cesarea. Eu afirmo e reafirmo, lugar sensacional. Lá foi construído por Herodes e serviu como uma cidade romana. Tudo igual, com teatro, lugar para corrida de cavalos, todas as viadagens que esses caras tinham, tudo perfeito. E foi lá também que Paulo ficou preso. Fora a vista, de frente para o Mar Mediterrâneo. Simplesmente sensacional. Para quem gosta de história é como estar vivendo o momento.

Em seguida partimos para a cidade de Haifa. Lugarzinho bonitinho aquele. Estilo cidade do interior que funciona. Lá é totalmente banhado pelo Mediterrâneo e tem um porto. Além de um jardim bem bonito.
Almoçamos e fomos visitar Rosh Haniqra. Lá é uma rocha banhada pelo Mediterrâneo onde os ingleses fizeram túneis para que trilhos ligassem Israel ao Libano, lá é inclusive a fronteira entre os países. Existe uma fronteira elétrica no mar. Essa tecnologia faz com que energia seja enviada para qualquer movimento não autorizado por baixo ou em cima da cerca.
Estar na fronteira foi bom demais. Outra vez a sensação de estar perto de algo que está acontecendo e tentar fazer algo para participar.
Para chegar até lá pegamos um bondinho. Durante as escavações os ingleses encontraram cavernas. As águas do Mar Mediterrâneo invadiram as cavernas. Bem bonito de se ver o mar arrebentando lá dentro.
O último passeio do dia foi em Akko. É uma cidade árabe que estava perdida e soterrada. Ela foi encontrada por um rapaz que foi limpar um encanamento de esgoto e viu umas coisas estranhas na parede. Começaram as escavações e acharam um mundo de coisas.
Atualmente existe um museu lá. As escavações continuam. Ainda há muito trabalho a ser feito. Os árabes voltaram para lá e a saída do museu é em um bairro árabe. Bem fudido, diga-se de passagem. Parece até uma favela do Rio depois de ser pacificada.
O dia hoje foi de poucos passeios, mas andamos grandes distâncias. Voltamos para o hotel, jantamos rápido e fomos treinar. Mestre Kobi é bem elétrico. Ele marcou um treino na praia, no Mar Mediterrâneo com Uri Rafaelli, faixa vermelha 8 dan.
Começamos correndo pela praia, descalços, num frio da porra. Depois aquecimento e treino. Coisa rápida, mas valeu a experiência. Praticamos um pouco de bastão.
Na chegada ao hotel soube que teve um atentado em Tel Aviv. Não foi nada demais. Coisa de acerto de conta de gangues. Fiquem tranquilos que a última coisa que tenho visto por aqui é terror.

Nenhum comentário: