quinta-feira, 2 de outubro de 2008

DANTE ALIGHIERI E A DIVINA COMÉDIA


A HISTÓRIA DE DANTE

Dante era da cidade de Florença (Itália). Naquela época a Itália ainda não era unificada, ou seja, não era um país. Todas as cidades tinham poder de Estado (país). Florença era uma república que estava passando por inúmeras brigas políticas entre dois grupos os Guelfos e os Gibelianos. Os Guelfos apoiavam a igreja e o poder papal, já os Gibelianos defendiam o imperador da Germânia (Alemanha). Esse conflito começou na Germânia e se estendeu por grande parte da Europa.

Florença era governada pelos Guelfos que dividiram a cidade em dois pólos de poder. A família Donati representava a nobreza tradicional e a família Cerchi que representava a burguesia que cada vez mais enriquecia e aspirava maior participação política na cidade. Essa divisão fez a cidade realmente se dividir. As duas frentes deram origem a grupos que entravam em conflitos constantemente, os Brancos e os Negros.

Dante viveu exatamente essa época de conflitos. Ele era um homem muito culto e tinha formação em Literatura, Retórica e Filosofia, além de conhecimentos de Desenho, Música e manejo de armas. Dante sempre foi apaixonado por Beatriz Portinari, desde seus nove anos de idade. Ela casou com um banqueiro e morreu em 1290. Dante a via como casta e santa. Ele seguiu sua vida, casou teve três filhos, mas nunca esqueceu Beatriz.

Ele foi conselheiro e prior (um cargo do poder executivo de Florença). Como político tentou resolver os atritos entre os Brancos e Negros, apesar de sempre ter tido afinidade pelos Brancos, mais humildes. Ele tomou algumas medidas como expulsar da cidade as pessoas violentas. A maior parte delas eram representantes dos Negros, que claro, não ficaram nada satisfeitos com isso. Um deles foi o Poeta Guido Cavalcanti que era o melhor amigo de Dante. O grupo dos Negros começou a odiar Dante e exigiu do Papa a quem eles apoiavam uma providência. Bonifácio VIII, então pontífice pediu ajuda ao rei da França, Felipe, o Belo. Felipe mandou que seu irmão, Carlos de Valois fosse a Florença e punisse os Brancos. O que foi feito.

Em 1301 os Negros tomaram o poder em Florença. Dante retornava de uma viagem para Roma. Os Negros o puniram com exílio de dois anos e uma multa de cinco mil florins. Dante não pagou, então sua punição foi aumentada para exílio permanente e confisco de todos os bens. Caso voltasse a cidade ele seria assassinado.

Desde o início do exílio até sua morte Dante viveu em várias cidades da futura Itália, sempre querendo voltar a Florença, mas nunca o fez. Viveu de favores e esmolas. Muitos nobres admiravam sua arte. Nesse período ele começou a escrever a Comédia, que depois se tornou a Divina Comédia.

A DIVINA COMÉDIA

O livro é divido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. O personagem principal, Dante. Ele se fez personagem de seu livro. Na verdade a obra não foi publicada como livro. São vários poemas que foram sendo publicado conforme Dante os escrevia. São 100 cantos, 33 para Purgatório e Paraíso e 34 para o Inferno.

Dante retrata a si mesmo desde quando foi expulso de Florença e começou sua jornada na tristeza (Inferno) em busca da alegria (Paraíso). A jornada de Dantecomeça no Inferno, ele é levado por Vírgilio (autor de Eneida) para conhecer o lugar. Vê os pecadores sendo castigados por seus erros. No purgatório, local de purificação, ainda com Virgílio, ele encontra pessoas se redimindo de pecados, pecados morais, mas que podem ser perdoados.

Quando a jornada pelo Purgatório estava terminada Vírgilio o entregou a Beatriz, que o levou para conhecer o Paraíso, onde estão as pessoas que se redimiram de seus pecados, os que fizeram o bem e os governantes justos.


CURIOSIDADES


* Dante é considerado o fundador da Literatura italiana e até hoje é o seu principal autor.

* Dante morreu na cidade de Ravena, mas o povo de Florença tentou levar seu corpo para a cidade, onde construíram um luxuoso túmulo para ele. Porém os habitantes de Ravena não autorizaram. O túmulo em Florença permanece vazio.

* O livro inicialmente recebeu o nome de Comédia porque foi escrito em italiano e de forma simples. Exatamente o opostos da Tragédia. Antigamente as peças trágicas eram escritas em latim.

* No século XIV o também escrito italiano Giovanni Boccacio introduziu o adjetivo, DIVINA, ao título do livro, a partir de então, o livro passou a se chamar A DIVINA COMÉDIA.

Nenhum comentário: